Corpo de borboleta eletrônico:
Um corpo de borboleta eletrônico tem por finalidade controlar a quantidade de ar admitida pela câmara de combustão, ele é formado basicamente por um motor acoplado ao eixo da borboleta, a borboleta tem a função de controlar o fluxo de ar. Para que a central de injeção identifique a posição exata da borboleta são acopladas duas pistas de referência que trabalham ao mesmo tempo. A pista 1 é diretamente proporcional a abertura da borboleta e a pista 2 tem a sua referência inversamente proporcional.
Resumo do teste:
O primeiro passo é testar a resistência do motor elétrico do corpo de borboleta, a fim de identificar se o motor elétrico está em curto, caso esteja em curto, não proceder com o restante do ciclo de teste pois poderá danificar o aparelho.
O segundo passo é identificar qual tipo de teste utilizar, este aparelho possui dois modos de testar um corpo de borboleta eletrônico: Mola normal ou Mola fraca, mais abaixo descrevemos a maneira correta de identificar.
O terceiro passo é testar o funcionamento das pistas 1 e 2, testando o seu sincronismo, os seus valores máximos e mínimos de abertura total e no modo cut-off (fechando a borboleta).
Passo a passo para testar um corpo de borboleta eletrônico.
Passo 1: Ligando a equipamento e testando a resistência do motor do corpo de borboleta.
É muito importante primeiramente, sempre medir a resistência do motor elétrico do corpo de borboleta. Caso identifique que o motor elétrico esteja em curto, não proceder o restante do ciclo de teste pois poderá danificar o aparelho.
Foto do cabo a ser utilizado, no caso deste corpo, o seu cabo é CAB-080.AF, neste caso sem adaptador.
Resultado: Verifique se o motor está com a resistência normal para prosseguir com os próximos testes, pois se o motor estiver em curto ou com a resistência baixa, o corpo deve ser substituído e não deve ser efetuado os próximos testes.
Observação: este processo de testar a resistência do corpo de borboleta, é aplicado para todos os modelos de corpo de borboleta
Passo 2: Identificando qual tipo de teste: Mola normal ou Mola fraca?
O Equipamento tem dois tipos de teste:
1 – Mola normal: utilizado na maioria dos corpos de borboleta, onde a pressão da mola da borboleta é razoavelmente forte, conforme alguns exemplos abaixo:
Observação: No teste utilizando a função “Mola Normal”, o valor do PWM e a velocidade de teste são ajustáveis.
2 – Mola fraca: utilizado apenas em corpos de borboleta onde a pressão da mola da borboleta é bem pequena, normalmente esses corpos são da marca VDO, que possuem esse modelo específico de motor para acionar a abertura e o fechamento da borboleta, conforme a foto abaixo:
Observações:
No teste utilizando a função “Mola Fraca”, o valor do PWM não é ajustavel, o equipamento calcula automaticamente o valor necessário para o corpo abrir a borboleta em determinada posição.
No teste “Mola Fraca” não existe ajuste de velocidade, pois ela é fixa e não pode ser ajustada.
Ajuste do valor da pressão da Mola: esse valor deve ser ajustado de acordo com o corpo que será testado, quanto menor a pressão da mola, menor deverá ser o valor do ajuste. Nos corpos da marca VDO com a pressão da mola fraca, utilize um valor próximo a 3, caso você queira testar um corpo com a pressão da mola normal, aumente esse valor de tal forma que o corpo funcione corretamente durante o teste (funcionando de uma forma suave, sem vibrações).
Depois de identificado qual o tipo de teste que será efetuado (Mola normal ou fraca), devemos efetuar todos os testes abaixo conforme iremos lista-los. O corpo em teste deverá efetuar todos os testes corretamente, isso indica que ele está OK.
Passo a passo para os testes com a mola normal:
– Testando a pista 1, com a abertura normal.
– Testando a pista 1, com a abertura cut-off.
– Testando a pista 2, com a abertura normal.
– Testando a pista 2, com a abertura cut-off.
Passo a passo para os testes com a mola fraca:
– Testando a pista 1, com a abertura normal.
– Testando a pista 1, com a abertura cut-off.
– Testando a pista 2, com a abertura normal.
– Testando a pista 2, com a abertura cut-off.
Observações importantes:
Nos testes com abertura normal, o intervalo no ajuste na tensão de referência é de 0,10V, mas no teste de cut-off, como o angulo de abertura disponível para este teste é muito reduzido, o intervalo passa a ser de 0,02V para obtermos uma maior precisão nos testes.
Caso o corpo escolhido seja o mola fraca, devemos utilizar o CAB-080-AI mais o cabo adaptador CAB-080-AI2, que são os cabos correspondente ao corpo que está sendo demonstrado na página do mola fraca.
*** Clique em qual teste deseja visualizar o passo a passo.